Prefeitura implementa modelo de
excelência em gestão das transferências da União
A Prefeitura de Lavras, por meio do Decreto nº
15.850, de 02 de agosto de 2021, criou o Comitê Gestor de Implantação (CGI), no
âmbito do município de Lavras, para implantação do Modelo de Excelência em
Gestão das Transferências da União, denominado MEG-Tr.
A aplicação do MEG-Tr tem o objetivo de
contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança, além de melhorar
a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira, no âmbito dos
órgãos que empregam recursos provenientes das transferências da União.
O CGI é constituído pelo Chefe do Poder
Executivo Municipal e representantes dos órgãos da Secretaria de Fazenda e
Planejamento, Controladoria Geral do município e Secretaria de Administração e
Gestão de Pessoas.
O Comitê é responsável por apoiar as ações que visam o contínuo desenvolvimento
de diretrizes estratégicas e das boas práticas de governança propostas no
MEG-Tr. O modelo é constituído de sete partes integradas (fundamentos),
tangíveis e mensuráveis, que correspondem a: Governança; Direção Estratégica e
Planos; Sustentabilidade; Capital Intelectual; Compromissos com as Partes
Interessadas; Orientação por processos e Geração de Valores.
Os benefícios da adoção do MEG são vários, entre eles possibilitar a avaliação e a melhoria da gestão de forma abrangente, desenvolver a visão sistêmica dos executivos, enfatizar a integração e o alinhamento sistêmico, promover a competitividade e a sustentabilidade, mensurar os resultados do negócio de forma objetiva, entre outros.